Lapa, o berço da malandragem
Lapa, o berço da malandragem
Somos suspeitos de dizer, mas a Lapa é um dos lugares mais charmosos da Cidade Maravilhosa. Com fama de boêmio, o bairro carrega consigo histórias de um Rio de Janeiro que parece ter parado no tempo, com sua cultura musical e arquitetura preservadas.
Entretanto, nem só de agito vive o bairro. E para te mostrar como esse ponto do Rio é encantador em qualquer hora do dia, ele será o primeiro da nossa nova série “Bairros do Rio”.
Onde fica a Lapa?
O bairro está localizado na área Central do Rio de Janeiro, nascendo no final da Zona Sul carioca, quando a Rua da Glória passa a se chamar Rua da Lapa. O local ainda faz limite com o bairro de Santa Teresa e com o sub-bairro de Fátima, no Centro.
Falando em sub-bairro, até o ano de 1986, a Lapa era considerada um dos cinco sub-bairros do Centro do Rio. Sua emancipação para o bairro, no entanto, é recente e se deu por razões culturais.
A história da Lapa
A ocupação da região da Lapa começou a acontecer de forma mais efetiva no ano de 1808, quando a família real portuguesa chegou ao Brasil. Anteriormente, o local já era conhecido como Areias de Espanha. O nome como conhecemos hoje surgiu em 1751, em homenagem à Nossa Senhora da Lapa do Desterro.
Já no começo do século XX, quando a cidade do Rio de Janeiro passou por muitas transformações urbanísticas, muitas mudanças aconteceram na Lapa. Muitos cortiços foram demolidos para abrir espaço para avenidas e para o alargamento das ruas.
Rio Ama Lapa - Foto: Alexandre Macieira | Riotur
Todas essas ações ocorreram para eliminar resquícios do Brasil Colônia e para se adaptar ao estilo arquitetônico francês, que estava em alta naquela época. Outra intervenção deste período que está presente até hoje foi o aterramento da Lagoa do Boqueirão, que originou no Largo da Lapa, situado atrás dos Arcos, onde está o Circo Voador atualmente.
Ao passo em que essas mudanças foram acontecendo, a Lapa foi atraindo pessoas ligadas à música e à cultura, tornando-se um dos berços do samba e da boêmia, além de ser um ponto de encontro entre intelectuais, políticos e artistas.
Apesar de períodos de efervescência e decadência, a Lapa segue como referência tanto para cariocas quanto para o turismo por integrar entretenimento, cultura e lazer. Suas treze ruas abrigam uma grande variedade de atrativos, como bares, restaurantes, boates e pubs.
Aqueduto Carioca
Não dá para falar da história da Lapa sem citar um dos maiores símbolos do Rio Antigo preservados até hoje: o Aqueduto Carioca. A estrutura começou a ser construída em 1717, tendo sido finalizada no ano de 1723.
Sua função, inicialmente, era minimizar o problema de abastecimento de água naquela região, transportando água do Rio Carioca (localizado no Morro do Desterro, hoje, o bairro de Santa Teresa) até o Morro Santo Antônio (atual Largo da Carioca) na fonte Carioca.
Contudo, a partir de 1876, o aqueduto mudou sua função, funcionando como um viaduto para servir ao transporte público de passageiros. Agora, com o nome de Arcos da Lapa, a estrutura abriga, até hoje, o bonde que interliga o Centro do Rio a Santa Teresa.
Composto por 42 arcos, dispostos em 270 metros de extensão, os Arcos da Lapa são considerados um dos cartões postais do Rio de Janeiro e seguem sendo uma das maiores obras arquitetônicas realizadas no país durante o período colonial.
Atrativo turístico importantíssimo para cidade, rende visitas durante o dia e à noite, quando o espaço é tomado por festas, celebrações, apresentações culturais e muitas barraquinhas de comidas e de bebidas.
Como chegar à Lapa?
Existem algumas maneiras de acessar a Lapa. É possível ir de metrô, saltando na estação Cinelândia. Da Cinelândia, entre na Rua Evaristo da Veiga, que tem como referência o Theatro Municipal do Rio. A via sai em frente aos Arcos.
Outra opção é recorrer aos táxis ou carros de aplicativo, sobretudo à noite, pois o metrô do Rio encerra suas atividades durante dias de semana à meia-noite e aos finais de semana, às 23h.
O que fazer durante o dia na Lapa
A fama de boêmio não impede você de aproveitar a Lapa durante o dia. Confira algumas dicas para você incluir no seu roteiro de viagem:
Escadaria Selarón
Um dos passeios mais legais de se fazer na Lapa é visitar, fotografar e subir a Escadaria Selarón. O local é conhecido por suas cores vibrantes, presentes em mais de 2 mil pedaços de azulejo. A escadaria é composta por 215 degraus, que ligam a Lapa à Santa Teresa. A estrutura foi criada pelo artista e ceramista chileno Jorge Selarón e já foi cenário, inclusive, de muitos materiais audiovisuais, como clipes e ensaios fotográficos.
Confira as dicas que preparamos para você tirar fotos perfeitas na Escadaria Selarón!
Bondinho de Santa Teresa
Já que você estará por ali, outra dica bacana é andar no Bondinho de Santa Teresa. O trajeto do bondinho se inicia no Centro da cidade, passa sobre os Arcos da Lapa e segue pelas ladeiras do bairro. O bondinho reserva um olhar interessante para o visitante ao mesclar dois ambientes completamente opostos do Rio: o centro moderno e os casarões antigos de Santa Teresa.
Parque das Ruínas
Outro lugar que vale a pena visitar é o Parque das Ruínas, um importante centro cultural desta região. O local foi residência de Laurinda Santos Lobo, uma grande ativista pelos direitos da mulher. O complexo arquitetônico foi um dos destaques da Belle Époque carioca, em meados de 1900, frequentado por nomes como Villa-Lobos e Tarsila do Amaral. O Parque das Ruínas possui uma vista panorâmica que rende fotos de diversos pontos do Rio, como a Baía de Guanabara e o Centro.
O que fazer durante a noite na Lapa
Se você já gosta de curtir a noite, é na Lapa que você encontrará o seu lugar. Veja só estas atrações:
Fundição Progresso
A Fundição Progresso é um espaço dedicado à difusão da arte e da cultura carioca. Recebe este nome por ocupar um casarão antigo que, no passado, abrigou uma fábrica de fogões. Todos os ritmos são muito bem-vindos e celebrados, indo do funk até o rock. Além dos shows e outras atividades ligadas à música, a Fundição recebe outros tipos de eventos, como feiras e espetáculos teatrais.
Circo Voador
É na Lapa que está uma das mais importantes casas de shows do Rio de Janeiro: o Circo Voador. O palco é voltado para os Arcos da Lapa e tem capacidade para receber até duas mil pessoas.
O Circo Voador já foi palco de apresentações históricas, tanto nacionais quanto internacionais. Estando lá, observe a arquitetura do lugar, que chama atenção por seu formato redondo, como se fosse uma tenda. Por ali acontecem outros projetos, como a Escola Livre de Artes, com cursos de dança, acrobacia e orquestra voadora.
Curtir o samba e a boemia dos bares
A Lapa é uma das regiões onde o samba raiz surgiu, por isso, o bairro reserva inúmeras atrações nas quais o ritmo e uma boa cerveja gelada estão presentes. Muitos desses lugares estão localizados na Avenida Mem de Sá e suas imediações.
Seguem algumas dicas para você escolher aquele que mais tem a ver com você: Leviano Bar, Sarau Rio, Bar da Lapa, Boteco da Garrafa, Boemia da Lapa, Arco-Íris da Lapa, Casa da Cachaça, Bar do Adão, Bar das Quengas, Os Ximenes, Rio Scenarium e Bar Carioca da Gema.
Algumas das atrações que citamos neste conteúdo, como a Escadaria Selarón e os Arcos da Lapa, por exemplo, fazem parte de dois roteiros de city tour da Vans do Corcovado.
O primeiro deles é o passeio completo, com aproximadamente nove horas de duração, que contempla pontos turísticos famosos e visita ao Cristo Redentor e ao Pão de Açúcar.
O segundo passeio é um city tour com um giro pelos principais pontos do Rio e mais a visita ao Cristo Redentor. Para conhecer outras opções de passeios pelo Rio de Janeiro e região, conte com as Vans do Corcovado.
Deixe seu comentário
Sua opinião é muito bem-vinda! Pedimos apenas que mantenha o respeito, a educação e o bom senso ao comentar. Comentários ofensivos, desrespeitosos ou fora de contexto não serão tolerados e poderão ser removidos. Vamos manter um ambiente agradável e construtivo para todos.